Convenção Comademig

Convenção Comademig

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2

Conselho de Pastor

O que é um Conselho de Pastor? Um conselho de pastores é uma  instituição sem fins lucrativos criada por pastores e ministros para atuar com questões jurídicas e pertinentes à administração de igrejas.

Assim como as próprias organizações religiosas, os conselhos de pastores devem prezar pela boa fé da conduta de seus administradores no tocante a não buscar o lucro.

Como o próprio nome sugere, este tipo de entidade é destinado a pastores e ministros de igrejas protestantes, não servindo auxílios para outras religiões, inclusive a católica.

Esse tipo de instituição, por sua vez, é originada da vontade individual dos representantes das igrejas de se unirem, não sendo nenhum tipo de obrigação jurídica.

Vale destacar os conselhos de pastores podem ser feitos para atender aos pastores de um único tipo de denominação, ou serem de natureza interdenominacional.

Geralmente esse tipo de entidade é criada com o objetivo de ajudar pastores locais com a regularização das suas igrejas, visto que no Brasil ainda há muita informalidade no meio.

Os serviços que um conselho de pastores pode prestar, por sua vez, pode variar bastante de um conselho para o outro. Tudo irá depender das necessidades locais.

Também é importante frisar que, apesar de ser uma organização que não visa o lucro, um conselho de pastores pode cobrar pela associação dos seus membros.

QUAIS OS OBJETIVOS DOS CONSELHOS DE PASTORES?

Pode-se resumir o objetivo de um conselho de pastores como sendo o de prestar serviços de assessoria para pastores e ministros de igrejas evangélicas em geral.

Estes serviços podem ser tanto de natureza jurídica como religiosa. Alguns exemplos comuns são:

  • Fomentar o desenvolvimento de relações amistosas entre pastores e ministros evangélicos da comunidade da cidade na qual o conselho atue;
  • Atuar como uma plataforma para ações nas áreas de evangelização, ação pastoral, educação, reflexão teológica, diaconia e ministério profético;
  • Protagonizar entre os grupos evangélicos e perante a cidade e seus representantes públicos, um papel de informação, representação e ação de cidadania;
  • Ajudar no auxílio da criação de programas sociais que visem atender a comunidade local, especialmente as crianças;
  • Ajudar na formação de pastores e ministros com a função eclesiástica, permitindo que eles tenham muito mais segurança e credibilidade.

Outros tipos de serviços mais generalizados, como treinamento administrativo e financeiro também podem ser ofertados, mas isso é relativo a cada conselho.